Paisagismo Sustentável


Quando a gente digita no Google “prédio sustentável”, “arquitetura verde” e coisas do tipo, aparecem centenas de projetos mirabolantes e lindos, que nos fazem perguntar se suas construções são viáveis e funcionais, se um dia teremos essa utopia futurística como uma realidade.

Mas algumas construções que já são realidade nos mostram que é perfeitamente possível “casar” arquitetura, paisagismo, sustentabilidade e funcionalidade.

Em meados dos anos 2000, as áreas de Construção Civil e Arquitetura passaram a olhar mais para a nova tendencia de arquitetura sustentável, que une o aspecto urbano ao paisagismo natural, impulsionados por uma mudança significativa de postura da sociedade com o que acontece em nosso planeta.

A preocupação com o futuro impactou em inúmeros projetos recentes, que trazem soluções de reúso de materiais, iluminação natural e utilização de recursos naturais de forma mais consciente.

Um belo exemplo é o prédio da Escola de Arte, Design e Comunicação da Universidade Tecnológica de Nanyang, em Singapura, que foi criado e desenvolvido pela CPG Corporation.

​ Composto por dois volumes côncavos para o pátio interior, com o telhado todo coberto de grama que isola o calor do edifício e mantém assim a temperatura ambiente, também armazena a água da chuva para quando for necessário regar o jardim, além de que o telhado se mistura de um modo harmonioso com o entorno.

A fachada composta pelos vidros do prédio, tem como objetivo a melhor captação e proveito dos raios solares para a economia de energia e iluminação elétrica. As salas foram projetadas de um modo que as aulas aconteçam sempre com visão para o exterior.

Nota de curiosidade: Cingapura ou Singapura? A forma correta de escrita da palavra é Singapura, com s inicial. A palavra Cingapura passou a estar errada desde a entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico, em janeiro de 2009. Antes da entrada em vigor do acordo ortográfico, as duas palavras existiam – com s e com c inicial – e estavam corretas. A palavra Cingapura era utilizada no português brasileiro e a palavra Singapura era utilizada no português europeu e em outros países de língua portuguesa. Apenas no Brasil se escrevia Cingapura com c. (fonte: http://duvidas.dicio.com.br/singapura-ou-cingapura/)

#agave #agavepaisagismo #universidadedesingapura #singapura #cingapura #telhadoverde #sustentavel #sustentável #sustentabilidade #paisagismo #NTU #NTUSingapura #NTUCingapura #tecnologiasustentável #tecnologia #tecnologiasustentavel #tecnologiaverde #landscape #arquitetura #arquiteturasustentavel #arquiteturasustentável #prédiosustentável #prediosustentavel #prédiosustentavel #arquiteturaeurbanismo #arquiteturaverde

332 visualizações